terça-feira, 20 de setembro de 2016

O primeiro jogo da seleção brasileira masculina de futebol


O PRIMEIRO JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTEBOL

Clóvis Campêlo

O primeiro jogo da seleção brasileira de futebol aconteceu no dia 21 de julho de 1914, no antigo estádio do Fluminense, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, contra o Exeter City, equipe profissional da Terceira Divisão da Liga Inglesa.
O time brasileiro, na verdade um combinado formado por jogadores do Rio e de São Paulo, venceu por 2x0, gols marcados por Oswaldo Gomes e Osman Medeiros. Oswaldo Gomes, por sinal, viria a ser presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1921.
Consta que quando o time britânico desembarcou no Rio de Janeiro corria o boato de que os seus jogadores podiam correr com a bola dominada por todo o gramado sem que ninguém a conseguisse tomar. Além disso, os seus chutes eram tão potentes que costumavam furar as redes adversárias e destroçar as traves que se atrevessem a ficar no itinerário da bola.
Desse modo, não é de estranhar que tenham sido recebidos com admiração e espanto pela torcida presente ao estádio do Fluminense. Os ingleses, gigantescos, fortes e musculosos como lutadores de boxe, entraram em campo, deram uma volta pela orla do gramado e caminharam altivamente até a parte reservada aos sócios do Fluminense, onde cumprimentaram a torcida, composta por rapazes com chapéus de palhinha, senhoras de sombrinhas estampadas e mocinhas de roupas coloridas. Em seguida, ficaram batendo bola em uma das barras.
Logo após entraram os brasileiros, franzinos, tímidos e encabulados ante a torcida feminina que lhes atirava flores, fitas e papéis coloridos.
Por último, também muito aplaudido, entrou em campo mister Harry Robinson, inglês radicado no Brasil, designado para apitar o jogo.
O que de início foi um jogo limpo e disputado com lealdade, transformou-se na medida em que os brasileiros passaram a dominar a partida, com um jogo rápido e rasteiro. Os ingleses passaram a apelar para o jogo de corpo e a violência. Após a marcação dos dois gols brasileiros, os súditos de Sua Majestade chegaram a simular contusões com o intuito de encerrar a partida e evitar uma goleada maior. Convencidos por Mr. Robinson, voltaram a campo para terminar a partida, distribuindo pontapés a torto e a direito. Consta que em um lance disputado a margem do gramado, o atacante Friedenreich perdeu dois dentes por conta de uma botinada recebida do seu gigantesco marcador.
A seleção pioneira venceu o seu primeiro jogo com Marcos, Píndaro e Nery; Sylvio Lagreca; Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendenreich, Osman Medeiros e Formiga. Técnicos: Rubens Salles e Sylvio Lagreca.
Os ingleses perderam com Pym, Forte e Strettle; Rigby, Largan e Smith; Whitaker, Pratt, Hunter, Lovett e Goodwin.

FONTES:
- CASTRO, Marcos de e MÁXIMO, João. Gigantes do Futebol Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Lidador, novembro de 1965, p. 20-22.
- Placar nº 1097. São Paulo: Editora Abril, outubro de 1994, p. 70.
- Placar Edição Especial, 1.000 jogos da Seleção. São Paulo: Editora Abril, fevereiro de 2000, p. 6 e 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário